quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

31/12/2008, MAS QUANDO VAI SER A VIRADA ?

Estou ouvindo os fogos pela passagem de ano. Lembro-me da antiga lenda que afirma que faremos por todo o ano o que estamos fazendo neste momento 'da virada'.
De certa forma eu comprovei a veracidade em alguns casos. Algumas pessoas que faleceram no último dia do ano e me entristeceram naquele dia, também me deixaram triste por todo o ano. Muitas pessoas que nasceram no dia 31/12 viveram também todo o ano que começava, mas na Noruega onde existe apenas um óbito para cada mil nascidos vivos no primeiro ano e onde creio que 100% dos partos são felizes. Aqui no Brasil muitos partos resultam em mortes. Cito a música "Flor de Liz" de Djavan que conta a tragédia em sua família: a mulher Maria estava grávida da filha Margarida. O médico parteiro o mandou escolher entre a mãe e a filha pois uma não sobreviveria, mas conseguiu matar as duas.
Estranhamente, não ouço notícias de insucesso em partos de emergência realizados em táxi ou pelos bombeiros, mesmo quando só orientados por telefone. Minha mãe teve os 4 filhos por mãos de parteira, que por sinal não deixava os médicos enciumados e muito menos irados, mas sempre dispostos a somar e ajudar se necessário.
Isto posto, aqui o número de óbitos em cada 1000 bebês nascidos vivos não é um no primeiro ano de vida, mas supera duas dezenas em muitas regiões e este número quase nunca é menor que quinze "nas melhores regiões" do Brasil.
Devíamos voltar às parteiras, toalhas limpas, bacias esterilizadas e partos em casa e sem as irresponsáveis infecções hospitalares; mas os médicos que sempre amaldiçoaram a acupuntura, decretaram (CRM) repentinamente, que a prática é exclusiva dos médicos. Agora tentam aprovar o projeto de lei do "ato médico". Quando aprovada, o profissional de todas as áreas de saúde, como psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, epidemiologista, etc., só poderá exercer sua atividade profissional habilitada em universidade, atender um cidadão por exemplo, com encaminhamento ou autorização (consulta) de um(a) médico.
Até quando a sociedade vai se curvar diante "de todos que 'armam barraco'" ? Alguém fala mais alto e todos setores da sociedade se calam subservientemente - por medo - à autoridade da desonestidade, da incompetência, da arrogância, do desrespeito, do erro, do crime ?.
Por falar em barulho, agora é 1:30 hora do dia primeiro de janeiro e os fogos voltaram a importunar. Meus sete gatinhos SRD estão desesperados: não podem entender atitude tão insensata. E por falar em gatos, i
nteressante registrar como os não humanos se comunicam telepaticamente e buscam a harmonia. Para não entrar em detalhes aqui, demonstro como isto é verdadeiro. Minha filha está morando com meu neto Gabriel em Bergen na Noruega. Lá existem gatos tidos como selvagens chamados de "gatos da floresta" (da Noruega). O fato é que meus filhos e neto gostam de todos sêres do planeta e - percebendo isto - os gatos selvagens, mas respeitados pela civilizada população daquele país, por diversas vezes penetraram na casa dela e pelo jeito já se sentem em casa.
Finalmente, gostaria de manifestar meus parabéns pelo aniversário do meu pai dia 31/12. Sei que provavelmente ele já é um anjo com asas por sua vida pontual, idealista, naturalista, honesta e elogiosamente paterna. Parabéns papai. Eu amo você. Feliz 2009 para todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito interessante a informação que mostra que a saúde pública na Noruega funciona, isso traz esperança que o SUS alcance seus pactos de melhoria na qualidade de vida e saúde da população brasileira. Por incrível que pareça, na contramão do que vem acontecendo em nosso país, a tendência mundial é a prestação de serviços de saúde e educação públicos. Seriamente, sem corrupção, é possível sim, diminuir a mortalidade de nossos bebês, proporcionar um planejamento familiar, pré-natal e assistência ao parto e puerpério de qualidade. Também sou favorável ao retorno das "parteiras", quanto mais natural for o nascimento de uma criança, menores os riscos para ela e sua mãe.
Parabéns pelo emocionante depoimento sobre os gatos e seu pai, anjo de asas grandes, que deve estar protegendo a todos os seres que sempre amou.