terça-feira, 6 de maio de 2008

Quatro "erres" contra o consumismo. Por Leonardo Boff

Quatro "erres" contra o consumismo
Por Leonardo Boff


A fome é uma constante em todas as sociedades históricas. Hoje,
entretanto, ela assume dimensões vergonhosas e simplesmente cruéis.
Revela uma humanidade que perdeu a compaixão e a piedade. Erradicar a
fome é um imperativo humanístico, ético, social e ambiental. Uma
pré-condição mais imediata e possível de ser posta logo em prática é
um novo padrão de consumo.

A sociedade dominante é notoriamente consumista. Dá centralidade ao
consumo privado, sem auto-limite, como objetivo da própria sociedade e
da vida das pessoas. Consome não apenas o necessário, o que é
justificável, mas o supérfluo, o que questionavel. Esse consumismo só
é possível porque as políticas econômicas que produzem os bens
supérfluos são continuamente alimentadas, apoiadas e justificadas.

Grande parte da produção se destina a gerar o que, na realidade, não
precisamos para viver decentemente.

Como se trata do supérfluo, recorrem-se a mecanismos de propaganda, de
marketing e de persuasão para induzir as pessoas a consumir e a
fazê-las crer que o supérfluo é necessário e fonte secreta da felicidade.

O fundamental para este tipo de marketing é criar hábitos nos
consumidores a tal ponto que se crie neles uma cultura consumista e a
necessidade imperiosa de consumir. Mais e mais se suscitam
necessidades artificiais e em função delas se monta a engrenagem da
produção e da distribuição. As necessidades são ilimitadas, por
estarem ancoradas no desejo que, por natureza, é ilimitado. Em razão
disso, a produção tende a ser também ilimitada. Surge então uma
sociedade, já denunciada por Marx, marcada por fetiches, albarrotada
de bens supérfluos, pontilhada de shoppings, verdadeiros santuários do
consumo, com altares cheios de ídolos milagreiros, mas ídolos, e, no
termo, uma sociedade insatisfeita e vazia porque nada a sacia. Por
isso, o consumo é crescente e nervoso, sem sabermos até quando a Terra
finita aguentará essa exploração infinita de seus recursos.

Não causa espanto o fato de o Presidente Bush conclamar a população
para consumir mais e mais e assim salvar a economia em crise, lógico,
à custa da sustentabilidade do planeta e de seus ecossistemas. Contra
isso, cabe recordar as palavras de Robert Kennedy, em 18 de março de
1968: "Não encontraremos um ideal para a nação nem uma satisfação
pessoal na mera acumulação e no mero consumo de bens materiais. O PIB
não contempla a beleza de nossa poesia, nem a solidez dos valores
familiares, não mede nossa argúcia, nem a nossa coragem, nem a nossa
compaixão, nem a nossa devoção à pátria. Mede tudo menos aquilo que
torna a vida verdadeiramente digna de ser vivida". Três meses depois
foi assassinado.

Para enfrentar o consumismo urge sermos conscientemente anti-cultura
vigente. Há que se incorporar na vida cotidiana os quatro "erres"
principais: reduzir os objetos de consumo, reutilizar os que já temos
usado, reciclar os produtos dando-lhes outro fim e finalmente rejeitar
o que é oferecido pelo marketing com fúria ou sutilmente para ser
consumido.

Sem este espírito de rebeldia consequente contra todo tipo de
manipulação do desejo e com a vontade de seguir outros caminhos
ditados pela moderação, pela justa medida e pelo consumo responsável e
solidário, corremos o risco de cairmos nas insídias do consumismo,
aumentando o número de famintos e empobrecendo o planeta já devastado.


http://envolverde.ig.com.br/

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