quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dengue e a desinformação

Amigos.
Boa noite.
Jogando água fria na fervura... infelizmente por enquanto.

Estou partindo de diversos e-mail's que recebi baseados em vídeos globais, conforme links abaixo, sobre DENGUE e uma pseudo armadilha para o mosquito AEDES, para algumas informações técnicas a respeito. Estou me amparando tanto na minha formação de engenheiro civil e sanitarista, mas principalmente no que aprendi com a minha amada esposa epidemiologista em uma década de convivência.

Infelizmente, eu que lhes digo, os profissionais que deveriam cuidar das epidemias não são especializados em epidemiologia e nem mesmo em saúde pública ou sanitarismo, mas normalmente são aqueles que não entendem nada da matéria, mas deveriam sim entender e trabalhar por formação profissional acadêmica, na cura de doentes. Entretanto, não ajudam nem na estatística da dengue pois classificam toda doença como "virose", sem apurar qual. Não seria uma "bacteriose" ?


  • Cuidado com o que se assiste na TV. Neste exato momento em que escrevo (20:30h) passou na Rede Globo um apresentado como "pesquisador da FGV" fazendo um comparativo entre "o bom trabalho em Salvador contra o mau trabalho no Rio" e atribuindo o problema do Rio à Baia de Guanabara e saneamento dos esgotos. Supostamente, todo mundo que tem cérebro, já deve ter aprendido que o mosquito Aedes não convive com água salgada e nem suja e que muitas administrações estão simplesmente escondendo as epidemias. Se sua dengue é por exemplo diagnosticada genericamente como "virose", não vai aparecer nos índices. Com tanta gente capacitada disponível, não entendo por que se insiste em entrevistar esses "Drs. nada"
  • O artefato descrito feito com uma garrafa plástica, que tem sido divulgado por e-mail's em massa, não resolve o problema para o qual se apresenta. Explico:
    Ele não captura a fêmea, mas sim alguns ovos. Por outro lado você estará atraindo fêmeas para sua casa - as que picam e que podem transmitir a dengue.
    Cada fêmea - em média - deposita 400 ovos estrategicamente distribuídos em 3 para cada local. Ou seja, cada fêmea que visitar uma garrafa depositará apenas de 3 a 4 ovos e é o máximo que você poderá capturar por fêmea e garrafa. Se encontrar 300 larvas na mesma garrafa será porque atraiu aproximadamente 100 fêmeas adultas para a sua casa.
    Existem armadilhas similares, ovitrampas e larvitrampas, mas com o objetivo de estudar a concentração de fêmeas por região para orientar um plano de ação contra os mosquitos e a dengue (estudo entomológico).
    Existe em experiência uma armadilha para capturar as fêmeas adultas e ai sim se o produto for disponibilizado e controlado pelo governo será interessante.
  • No vídeo o entrevistado explica que os grãos de arroz ou alpiste são para "gerar micróbios em toda água" que alimentarão as larvas e que isto fará com que as larvas desçam, passando pela tela para buscar alimento, ficando presas. Se as larvas passam para ir, por que não passariam para voltar ? E se os cereais geram " micróbios em toda água" por que precisariam descer se a água vai até a parte superior da tela? Possivelmente a tela seria um bom depositário para os micróbios, inclusive considerando que alguns cereais após muitas horas na água se elevarão até a mesma.
  • O objetivo da garrafa é apenas pretexto para vender o coador, digo, mosquistérica, digo mosquitérica já patenteada por um Sr. João e isto fica bem claro no vídeo do programa da Ana Maria Braga .
    Aliás, provavelmente ela mesma já deve estar talvez investindo na produção. Ou alguém está e pagou muito o merchant global - uma extensa matéria no programa da Ana Maria e até no jornal nacional não é barata.

    A gente tem insistido com as pessoas da família para não tomarem paracetamol na dengue, mas dipirona que causa menos efeitos colaterais. Ouvimos várias vezes que "não, o médico mandou tomar paracetamol". Agora estou ouvindo de novo que o Ministério vai proibir a propaganda do paracetamol sabe por que ?

    Por que ele está gerando hepatite medicamentosa, ou seja, muita gente que morre de dengue apresenta também hepatite e talvez essa seja a verdadeira causa da morte.

    Não esquecendo que a mosquistérica do rapaz se colocada só vai atrair aedes para sua casa, pois o objetivo seria pegar larvas. Lixar o plástico é só para fazer o "telespectador" pensar que é mais fácil comprar uma direitinha, pois o ovo poderia cair na água sem prejuízo. E a "mosquita" só deixa 3 ovos em cada local em um total de 300.

  • Espero ter ajudado no propósito de divulgar a verdade o que é o meu único objetivo.

    Abraços

    Fernando Pegorer


    e-mail sendo distribuído contém as mesmas explicações dos vídeos globais:
  • http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html
  • http://duard.com.br/blog/dengue-mosquiteira-e-mosquiterica-armadilhas-contra-o-mosquito-da-dengue/?cp=all#comments

Nenhum comentário: